domingo, 27 de setembro de 2009

Comunicação e o Tempo...

O cenário em que vou pautar nossa viagem sobre comunicação é o da revolução Industrial, Século XX, fazendo um link entre linha do tempo com a administração e como a comunicação foi vista durante esse trajeto.

Primeiro, vamos imaginar a sociedade do século XX, o perfil das pessoas e organizações. Será que nas primeiras décadas do século XX o homem, a comunicação eram valorizados pelas organizações ? Eu ouso dizer que não... O caráter humano era desprezado, o homem, no início deste século, não passava de mero acessório da máquina. Um cara preguiçoso, negligente que precisava de uma supervisão constante. Não havia espaço para a comunicação, nem mesmo, entre os próprios funcionários. Pois, imaginava-se que isso atrapalhava o trabalho, tomava tempo do operário e ainda contribuia para um aspecto negativo na tarefa, ou seja, não gerava eficiência.

Mas, à medida que, avançamos pela linha do tempo podemos perceber que o tratamento dado ao ser humano, foi ampliado consideravelmente.

No mundo atual, século XXI, vemos o homem como um recurso humano da organização. E não mais, com Mão-de-obra! Podemos perceber que o movimento das empresas atuais, está pautado na comunicação, em todos os aspectos envolvidos. A comunicação flui entre empresa X colaboradores, colaboradores X empresa, colaboradores X colaboradores, empresa X stakeholders, colaboradores X stakeholders....

Ela influencia o meio e é influenciada por ele... Justamente, por considerar que o Homem é único, capaz de criar, inovar e na contramão do início do século valoriza-se a particularidade de cada um, como um ser detentor de conhecimento, habilidades, experiências características essas, impulsionadoras de ideias.

o Homem não é uma máquina, não é motivado apenas por recompensas salariais. Ele é fruto e transformador do meio! Seja na orgnização ou fora dela... Na verdade, só queremos um mundo melhor... bem melhor !!!


Nolahs

Nenhum comentário:

Postar um comentário